top of page

Índia está na corda bamba.

Atualizado: 13 de set. de 2022

Criado em 2007, como dialogo, pelo então Primeiro-Ministro Japonês Shinzu Abe, o QUAD junta países como Índia, Japão, Austrália, e Estados Unidos, ele nasceu como diálogo de segurança, mas desde sempre, o grupo só teve um objetivo, manter os Estados Unidos como potência na Ásia, e controlar a China. Em março de 2021, teve a primeira reunião entre executivo, o que pareceu uma tentativa do Governo Biden de ressuscitar o "bloco", agora mais forte devido ao AUKUS. A Índia tem seus embates contra a China de forma histórica, e é o único país a compartilhar fronteiras terrestres com Pequim.


Em contraparte, A Índia sempre foi amiga histórica da Rússia, de quem mais compra armas, durante as guerras fronteiriças sino-indianas, a Rússia manteve a venda de armamentos. Em Dezembro de 2021, Nova Delhi e Moscou aprofundaram mais os laços, buscaram ampliar o comércio, cooperação científica.

Com as operações Russas na Ucrânia, ou invasão, o país tomou posição neutra nos conflitos, inclusive abstendo de votar contra Moscou em Nova Iorque, sede do conselho de segurança, diferentemente do Brasil que condenou as hostilidades.


Recentemente criou-se uma preocupação em Nova Delhi sobre receber sanções pela compra do S-400 Russo, Washigton tranquilizou o parceiro do indo-pacifico que não os sancionariam. Em oposto, os Estados Unidos sancionaram a Turquia pela compra do mesmo sistema russo de misseis, S-400, em 2020, no então Governo Trump. Mas aí ocorre uma questão, pois, os Estados Unidos possui um similar e ele chama Patriot, e o sistema russo é melhor e a metade do preço do Patriot.

Apesar da tranquilidade de Washigton, ontem teceram mais ameaças a Índia, que enfrentariam custos significativos se alinhada com a Rússia. A Secretaria das Relações Exteriores do Reino Unido foi a Nova Delhi para tentar convencer a Índia a não aproximar relações com Moscou, Wang Yi, o ministro das relações exteriores da China, esteve pela primeira vez em dois anos no país, Sergei Lavrov da Rússia também teve encontro para aprofundar relações com Nova Delhi. Após conflito Rússia-Ucrânia, a Índia se tornou centro de disputa diplomática, com isso, está sendo pressionada para escolher, o "nós, ou eles". Mas certamente o país vai se manter neutro.


Pedro Lacerda, Estudante de Bacharel em Geografia.


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page